Visual Studio Code o novo editor de texto queridinho dos Desenvolvedores

Share it with your friends Like

Thanks! Share it with your friends!

Close

Quando usei o Visual Studio Code pela primeira vez, pude perceber que ele significa muito mais para o Desenvolvimento Web do que só mais um novo editor de texto parecido com o Sublime Text. E digo isso não apenas pela qualidade da ferramenta e sim, pelo contexto por trás dela.

➔ Baixe o material da aula: https://goo.gl/cjQmS9

Principais características do Visual Studio Code           

O Visual Studio Code possui um monte de coisas legais, e outras nem tanto. Porém, vou focar aqui nas principais características deixando algumas coisas não tão importante de lado. 

Uma coisa muito importante a falar sobre o Visual Studio Code é que, assim como o Sublime Text 3, ele não é considerado uma IDE e sim um editor de texto! É muito comum confundir um com o outro, visto que o limite das duas ferramentas estão cada vez mais estreitos, principalmente se você usa plugins. Porém, podemos dizer que uma IDE é um pouco mais robusta e possui muito mais recursos que um editor de texto. Mas, sinceramente, na maioria dos casos, basta instalar alguns plugins que tanto o Sublime quando o Vs Code ficam tão bons quanto qualquer IDE!

Outro ponto a levar a em consideração é que o Visual Studio é uma ferramenta e o Visual Studio Code outra totalmente diferente! ‘Mas qual a  diferenças?’ Vamos falar um pouco disso então, só para deixar tudo bem claro!

– Primeiro, Vs Code é grátis e o Visual Studio é pago e muito bem pago se quer saber!

– O Visual Studio, diferente do Vs Code, é sim considerado uma IDE e tem nativamente recursos muito mais avançados que o Vs Code.

– O Visual Studio Code é muito mais funcional e indicado para quem é front-end, apesar de ter um bom suporte para PHP. Já o Visual Studio, mesmo sendo multi-linguagem é mais indicado para C#, .NET entre outras linguagem mais robustas.

– O Visual Studio Code é multiplataforma, já o Visual Studio até pouco tempo atrás só rodava no Windows e recentemente expandir o suporte para o MacOS porém, sem previsões para atender a galera do Linux.

Enfim, existe mais diferenças entre as duas plataformas, mas se a gente for entrar mais a fundo nisso, seria preciso um artigo inteiro separado! Então vamos mudar de assunto e focar agora nas características positivas e nas negativas do Visual Studio Code!    

Características POSITIVAS do Visual Studio Code
– Ele é Open Source, ou seja, se você tem o conhecimento necessário, pode modificar a plataforma de acordo com seus desejos! E caso não tenha, fique tranquilo que, muita gente tem e isso faz com que muitos plugins legais apareçam por ai, alguns dos quais vou falar já já!

– Ele é grátis! Diferente do seu maior concorrente, o Sublime Text, o Visual Studio Code é gratuito, você não precisa pagar nada, nunca para utilizar!

– É multiplataforma, não importa se você usa Windows, Mac ou Linux, o Vs Code roda em qualquer uma dessas plataforma sem nenhum problema

– Integração direta com o GIT, eu sei que nem todos usam GIT, mas para quem precisa, ter isso integrado no editor é uma “mão na roda”

Características NEGATIVAS do Visual Studio Code
– Assim como seu concorrente, o Visual Studio Code não possui uma interface para configuração, todas as alterações são feitas por texto, usando a marcação da linguagem JSON. Para quem é familiarizado, consegue tirar de letra! Porém, já para quem não esta… Para fins de salvar algumas vidas e horas de pesquisa, na sessão desse artigo onde falo sobre as configurações do Visual Studio Code eu vou deixar o código da minha configuração atual. 

– Algumas linguagens e frameworks ainda não tem a sintaxe totalmente compatíveis. Isso faz com que as vezes a ferramenta marque um erro onde não existe. Porém, isso não afeta o funcionamento do seu código, visto que esses erros são apenas um indicativo visual da plataforma.

Considerações finais
Chegamos as considerações finais e aqui, mais do que tudo eu quero deixar a minha opinião sobre o Visual Studio Code e seus principais concorrentes.

Bom, para começo, como eu disse anteriormente, eu usei o Visual Studio Code, criei um projeto com ele e tenho que disser que a ferramenta respondeu super bem as minhas necessidades. Meu veredito final é que, por ser grátis o Visual Studio Code vale muito a pena!

## Afiliados
Curso Mídias para eventos: http://bit.ly/curso_midias

## FIQUE CONECTADO
Inscrever-se no Canal: http://bit.ly/canal_wtricks
Facebook (página): http://bit.ly/wtricks_facebook
Facebook (grupo): http://bit.ly/wtricks_grupo
Twitter: http://bit.ly/twitter_wtricks
Instagram: http://bit.ly/wtricks_Instagram
Acesse o site: http://wtricks.com.br

Comments

Hacker 003 シ says:

Pq o meu nn aparece essa aba na esquerda?

helder HS says:

Bom dia. Voce consegue trabalhar com html e php no mesmo arquivo?

MAKOLYN DO FUTSAL says:

Começa em 4:07

INSPIRADO says:

To Fazendo Bastante Tweaker Vlw Ja Aprendir A Fazer muita Coisa

Mikz z says:

esse programa estava funcionando perfeitamente comigo, mais depois que atualizei ele, começo a dar problema na sintax, não tava fechando as tags e quando fechava ele nao fechava direito tinha que fica arrumando dando espaço e fazendo outras coisas pra fica certinho, acabei desinstalando por causa disso

Luiz Carlos de Campos Toso Carlos says:

fiquei até o final

Claudio Luiz says:

alguem sabe como compilar em c++no linux unbuntu help

dispositivo caldeira says:

como que faz aqueles codigos que fica embaixo da letra q voçe escreveu tipo eu coloquei a letra v la
embaixo apareçe var e outros codigos

Renan ferreira says:

sou iniciante. da pra eu treinar html e javascript no visual studio code ?

Julio Fulgencio says:

Achei muito interessante comparando com o sublime.

Miguel henrique says:

Que negócio difícil 🙁

TOM ESTIVE PLAY 8 mile says:

35:14

TOM ESTIVE PLAY 8 mile says:

Visual studio code qual é outro Programa ?

Rafael Ferreira says:

existe algum plugin dele pra visualização do html ao editar? tipo pra ir vendo aovivo as modificações
?

Fernando Saraiva says:

Olá, muito obrigado pelo vídeo! Estava mesmo procurando um material introdutório

José Mário Santos de Jesus says:

Ola, qual extensao voce usa para seus arquvios html5 ficarem marcados com img no explorer?

João Pedro C. Böell says:

Muito bom amigo, você manda muito bem

Mikz z says:

nunca tinha usado essa ferramente, estou trocando o atom por visual studio com certeza ! visual studio é o melhor de todos !

Write a comment

*

×